Aula de 7 de Março - Continuação da Apresentação da Planificação dos Projectos

Esta sessão foi novamente dedicada à apresentação da planificação dos projectos dos restantes colegas. Esta foi também a vez do meu grupo proceder à apresentação e explicação do trabalho que pretendemos realizar junto da Instituição.

A nossa apresentação permitiu-nos fazer ajustes no projecto e compreender alguns aspectos que ainda não estavam claros para o grupo. A professora interferiu algumas vezes de forma construtiva, tendo o grupo procedido a algumas melhorias no que diz respeito principalmente à parte da avaliação. Este é um aspecto que origina algumas questões, uma vez que se trata de uma temática complexa, principalmente no que diz respeito à auto-avaliação. A avaliação do nosso projecto foi reestruturada com base nas indicações da professora, tal como podemos observar no slide apresentado:

O feedback transmitido pela professora no final da apresentação permitiu-nos obter algumas informações importantes e bastante necessárias para a consecução do nosso projecto. Foi-nos assim explicado que a amostragem utilizada para os questionários terá de ser uma amostra que defina o público geral, para isso deveremos informar-nos acerca do número de professores que leccionam na Escola Marquês de Pombal, assim como de que forma estes se distribuem pelos diferentes Departamentos. Relativamente aos dados que se pretendem obter, estes deverão ser primeiramente de carácter qualitativo e só posteriormente de carácter quantitativo. Deste modo, iremos realizar as entrevistas e de seguida procederemos à realização dos questionários, de forma a conhecer qual a informação mais pertinente para constar nos questionários.

Após a conclusão das apresentações, a docente aproveitou para relembrar que é importante não nos atrasarmos nas fases do nosso projecto, assim como na realização dos elementos de avaliação, para que possamos ir dando feedback sobre o trabalho que estamos a desenvolver.

Para concluir, tivemos uma conversa bastante útil acerca das opções profissionais relativas à nossa Licenciatura. A professora expôs algumas das suas experiências na área da Formação de Adultos, dizendo que nem sempre é fácil trabalhar nesta área. Falou-nos dos Centros de Formação Profissional enquanto um veículo de entrada no mundo do trabalho e aconselhou-nos também acerca das entidades onde poderíamos solicitar as certificações para realizar Formação de Professores ou de Adultos. Esta é uma área pela qual me interesso e que me tem feito suscitar algumas dúvidas no que diz respeito à escolha de um Mestrado. Apesar de gostar da área da Gestão dos Recursos Humanos, a àrea da Formação de Adultos cria algumas indecisões. Penso que as Ciências da Educação vão estar sempre ligadas à área da Formação seja qual for o Mestrado escolhido. Deste modo, gostaria de ir um pouco mais no sentido dos meus gostos e áreas de interesses.. este é sem dúvida um assunto ainda reflectir e apesar de já ter algumas inclinações nada está decidido neste momento.

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)