Aula de 14 de Março - Análise dos intrumentos de avaliação elaborados pelos colegas
Esta aula teve como principal objectivo a análise e avaliação dos instrumentos de avaliação (grelhas de auto-avaliação, questionários, guiões de entrevista, etc..) em grupos formados pela professora e distribuídos pela sala. Este foi na minha opinião um exercício bastante útil, uma vez que não só nos permitiu avaliar o trabalho dos colegas, sendo este um aspecto pouco frequente e necessário de ser trabalhado na nossa área, como também nos possibilitou aprender com o trabalho dos mesmos.
Foi-nos então pedido que enumerássemos algumas ideias para realizar a avaliação destes instrumentos, ao qual os alunos sugeriram que era necessário ter em conta: a Estrutura coerente/organização; o Texto introdutório/motivação para o preenchimento; as Instruções; a Extensão; a Objectividade (se mede o que se propõe medir); a Mediação/Escalas – consistência; a Clareza da linguagem; a Adaptação da linguagem ao público-alvo; e por fim o Rigor da linguagem. De seguida, enumerámos os mesmos por níveis de importância, numa escola de um a cinco. Deste modo resolvemos atribuir:
- Estrutura coerente/Organização – 4;
- Texto introdutório/motivação para o preenchimento – 3;
- Objectividade (se mede o que se propõe medir) – 4;
- Mediação/Escalas – consistência – 4;
- Clareza da linguagem; Adaptação da linguagem ao público-alvo; Rigor da linguagem – 5.
Cada grupo procedeu então à avaliação dos instrumentos de avaliação elaborados pelos colegas, com base na escala definida em conjunto. Esta foi uma aula bastante enriquecedora na medida em que, todos os grupos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar aquilo que realizaram anteriormente e de forma construtiva aconselhar e ajudar os colegas na construção do seu próprio trabalho. Enquanto profissionais de Ciências da Educação, a área das Metodologias e todo este rigor a si associado, deverá ser um campo por nós dominado permitindo-nos olhar para este tipo de trabalhos e saber avaliá-los, apontando aquilo que está correcto ou o que poderia ser melhorado.
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)