Aula de 4 de Abril - A investigação em Educação - Apresentação de teses de Mestrado
Esta aula iniciou com a presença do Professor Tomás Patrocínio na sala, com o objectivo de criar algum consenso no que diz respeito ao Relatório Final e à forma com este deverá estar organizado, de modo a que todas as turmas entendam aquilo que ele e os restantes professores da disciplina pretendem para este trabalho.
Iniciou assim a conversa com a turma acerca das nossas dúvidas, os nossos projectos e começou por escrever no quadro as etapas que cada Relatório deverá conter. Deste modo ficou assim definido: Agradecimentos; Resumo (1 página no máximo com 3 a 5 palavras-chave); Introdução; Enquadramento Conceptual; Metodologia – Nível filosófico (Qualitativo ou Quantitativo), Método – Projecto, Técnicas – Questionários, Entrevistas..; Avaliação – Antes (Diagnóstico), Durante (Processo) e Depois (Avaliação final); Discussão dos resultados; e por fim Conclusão. Foi também mencionado o número máximo de páginas do Relatório deste semestre, assunto que tem causado alguma discórdia, uma vez que são apenas 20 páginas, sendo assim pedido que cada grupo sintetize ao máximo o seu trabalho de uma forma clara e concisa. O professor despediu-se deixando alguma motivação e entusiasmo para o desenvolvimentos dos nossos projectos disponibilizando-se a ajudar para o que for necessário.
Posto isto, foi a vez de a professora comentar algumas das coisas que foram ditas pelo professor Tomás, pedindo-nos um pouco mais de esforço e motivação no que temos vindo a construir. Mencionou e esclareceu também mais alguns pontos do Relatório de forma a que não restasse margem para dúvidas.
Iniciaram-se então as apresentações, as colegas Bruna e Susana apresentaram a tese de mestrado escolhida pelo grupo correspondente à área de especialização da Educação Intercultural. Este trabalho tinha como tema: “Contributos da Educação: (re)viver na prisão” e pertence à autora Isabel Ramos (2011). A apresentação das colegas foi bastante positivo, penso que foram ao encontro dos principais pontos sugeridos pela docente na análise das teses, sendo também este um tema muito interessante e sobretudo cativante para quem ouve.
De seguida foi a vez do meu grupo apresentar. A tese escolhida foi a “A autoavaliação das escolas - O olhar dos actores” do autor Manuel Botelho Mourão (2009) da área de especialização de Administração Educacional.
Este foi um trabalho na minha opinião, difícil de realizar, uma vez que como alunos não é frequente analisar e/ou avaliar um trabalho já realizado e publicado. Para destacar os pontos fortes, assim como os pontos fracos, de um trabalho é necessário ter a capacidade de análise e avaliação bastante desenvolvidas, aspecto que muitos de nós ainda não se demonstram capazes. Os pontos fracos são claro aqueles a que se atribui maior dificuldade, uma vez que é necessário apontar de uma forma construtiva o que não está correcto e de que forma poderia ser feito. Este é um exercício na minha opinião bastante útil para nós, uma vez que um profissional em Ciências da Educação deve ter um olhar crítico sobre o que o rodeio, principalmente no que concerne a este tipo de temáticas, as metodologias e o seu rigor, aspecto trabalhado durante toda a licenciatura.
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)