Aula de 11 de Abril - A investigação em Educação - Apresentação de teses de Mestrado
Nesta sessão continuámos as apresentações das teses de mestrado, três foram os grupos que procederam à apresentação do seu trabalho.
O grupo das colegas Zuleica, Joana e Catarina escolheram a tese que tinha como tema: “B-Learning, os trabalhos de casa e o computador Magalhães no 1º ciclo de escolaridade” da autora Marlene Vieira (2013). Esta é uma tese muito recente pertencente à área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação. Foi um trabalho interessante, uma vez que aborda uma temática da actualidade de uma forma curiosa. As colegas apresentaram bem, sem dificuldades nem contratempos.
A apresentação do grupo da Andreia e da Maria teve como base a tese: “Necessidades de formação dos professores nos Cursos de Educação e Formação. Contributos para o seu estudo” da autora Maria Pires (2012) da área de especialização em Formação de Professores. Esta é uma área bastante trabalhada ao longo do nosso projecto, uma vez que nos inserimos num Centro de Formação de Professores, deste modo constitui uma apresentação interessante e útil para o grupo.
Por fim, a última tese de mestrado apresentada pelas colegas Catarina e Nídia tinha como tema: “As expectativas e o impacto da certificação na vida do adulto” da autora Paula Lavoura (2010/2011) da área de especialização em Formação de Adultos. Esta foi uma tese com alguns contornos diferentes do habitual e na minha opinião bastante interessante, após a professora ter esclarecido alguns aspectos importantes relativos à organização do próprio projecto. As colegas referiram uma nova metodologia utilizada pela autora e desconhecida pela turma, com o nome de narrativa autobiográfica.
A aula terminou mais cedo para que a professora pudesse reunir com os grupos acerca do desenvolvimento dos projectos. Eu e a minha colega conversámos com a docente no sentido de a informar dos avanços do nosso trabalho, da realização das entrevistas e de definir prioridades neste momento.
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)