Aula de 9 de Maio - Projectos Inovadores em Educação - Apresentação de trabalhos

A presente aula foi na minha opinião, a mais interessante até ao momento, uma vez que nos foi dado a conhecer o  TED e foram apresentados dois vídeos relativos ao tema, escolhidos pelos colegas da turma. O TED (Ideas Worth Spreading) é uma organização sem fins lucrativos que teve o seu início no ano de 1984, tendo como principais objectivos espalhar boas ideias e partilhar experiências. 

O último vídeo mostrado pelos colegas, na sua apresentação, foi o TED de Aveiro, de José Pacheco (Doutorado em Ciências da Educação) – “Mitos, utopias e moscas” (link do vídeo abaixo) e foi sem dúvida o que mais interesse suscitou, sendo nele que centrarei a minha análise.

O discurso do próprio permitiu reter ideias essenciais, contextualizadas na área das Ciências da Educação e muito importantes quando se fala no Sistema Educativo e no actual trabalho da docência no nosso país. Trata-se assim de um professor que pensa e age de forma diferente, que se questiona a si e ao seu próprio trabalho, ao sistema de ensino e a tudo o que o rodeia.

Um dos aspectos que começa por referir é a questão da utopia do modelo epistemológico do sistema educativo actual, dizendo que muitas são as teorias realizadas para tornar a escola num espaço diferente, espaço de criatividade e de aprendizagem necessário ao desenvolvimento e evolução dos alunos. Porém, segundo José Pacheco, estas não passam de ideias e teorias que nunca chegam a ser postas em prática.

O professor refere que deixou de dar aulas para passar a ser educador, para aprender com os alunos e desenvolver uma praxis, prática juntamente com teoria. Na sua opinião, a partir do questionamento se chega igualmente ao conhecimento e, é assim que conta uma das suas experiências:

Uma aluna pergunta-lhe: “Professor é verdade que as árvores respiram pelas folhas?” e este responde: “Sim é! Porquê?”, a aluna diz: “Porque se é verdade que elas respiram pelas folhas por onde respiram as árvores no tempo em que não têm folhas?”. Este tipo de questões levam ao questionamento do trabalho e da imagem de um professor. Foi aí que, segundo este, começou juntamente com outros profissionais, a desenvolver projectos com as crianças e se percebeu que os professores não existem para preparar projectos para os outros, mas sim para preparar projectos com os outros.

A escola de que se fala no presente vídeo, corresponde a um espaço no qual ocorreu uma mutação estranha do Sistema Educativo Português (como o próprio refere), onde se encaminham os alunos não na preparação para a cidadania mas no exercício da cidadania e da liberdade responsável.  

Deste modo, muitos são os aspectos referidos ao longo do vídeo que se relacionam com a área das Ciências da Educação. É possível identificar ao longo do seu discurso ideias de Paulo Freire, aspectos correspondentes à Aprendizagem não-formal da área da Formação de Adultos, da Aprendizagem colaborativa e das Comunidades de Aprendizagem.

Acerca das Comunidades de Aprendizagem este caracteriza-as como a percepção de que é possível aprender em qualquer lugar e tempo. É possível aprender numa empresa, num centro cultural, numa praça e entre muitos outros locais. Deste modo, com a criação deste tipo de comunidades, seria fácil eliminar os guetos de aprendizagem (como o próprio José Pacheco lhes chama).

José Pacheco refere que: “Escolas são pessoas e lugares onde se aprendem desde que haja necessidades e desejos”. Esta é uma frase na qual reconheço bastante importância e que vai ao encontro do que mencionei anteriormente. O local de aprendizagem não depende de uma escola nem de um edifício definido para tal, o processo de aprendizagem ocorre em muitos outros contextos, situações e com muitos outros intervenientes que não o professor.  

https://www.youtube.com/watch?v=mxCPK0mRqC8

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)