Aula de 25 de Outubro - O Portefólio e o Relatório Final
A presente aula foi quase na sua totalidade o esclarecimento acerca do Portefólio e tudo o que envolve a primeira fase do nosso Relatório. Foi então referido pela professora que Portefólio deve reflectir o percurso pessoal do aluno durante a elaboração do projecto que irá desenvolver. Deve conter os diários de aula, diários de campo, reflexões temáticas e fichas de leitura. Porém, não deverá ser apenas descritivo, mas também apresentar uma componente reflexiva por parte do aluno. Relativamente aos diários de campo e notas de campo, foi necessária a explicação da professora uma vez que existiam alguns grupos que tinham ainda dúvidas no que diz respeito a estes dois temas. O que foi dito pela professora Ana foi que, os diários de campo e notas de campo não são a mesma coisa. Os diários de campo são pessoais e incluem o que aconteceu durante todo o tempo em que desenvolvemos o projecto, o que fizemos, os nossos pensamentos em relação ao que acontece no dia-a-dia, etc. As notas de campo pertencem ao quadro metodológico da análise e organização de dados durante uma observação, representando um instrumento de recolha de dados na investigação qualitativa. Para que as notas de campo estejam de acordo com o objetivo da pesquisa é necessário um planeamento prévio do que deve ser anotado e observado, delimitando claramente o foco da investigação.
Os elementos para a elaboração de um projecto são vários e incluem factores humanos, técnicos e financeiros que visam a obtenção de objectivos e metas que funcionam como hipóteses para a resolução da situação diagnosticada. Para elaborar um projecto é necessário ter em conta várias fases, tais como: Diagnóstico, Planificação, Aplicação/Execução e Avaliação. A apresentação realizada durante esta aula pelo meu grupo, recaiu sobre a fase do Diagnóstico. Segundo o autor, a fase de Diagnóstico de um projecto é a fase mais importante, uma vez que implica o reconhecimento mais completo possível, da situação objecto de estudo. É necessário examinar a realidade a estudar, as pessoas, o meio envolvente, as características e as circunstâncias que incidirão no desenvolvimento do projecto. Nesta fase do projecto torna-se necessário: detectar necessidades, estabelecer prioridades, fundamentar o projecto, delimitar o problema, localiza, revisão bibliográfica, prever a população e prever os recursos a serem utilizados, tanto humanos como económicos.
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)