Aula de 29 de Novembro - Inquéritos e Observação - Apresentação de trabalhos

 

A professora iniciou a aula com a distribuição de alguns trabalhos que os grupos realizaram anteriormente, mencionando que no geral todos os grupos conseguiram transmitir ideias bastante interessantes e dinâmicas.

De seguida, a docente realizou a calendarização das apresentações dos grupos acerca do projecto de cada um, sendo que o nosso grupo apresentará o projeto no dia 13 de Dezembro. A professora aproveitou ainda para nos dar a conhecer alguns livros para o desenvolvimento do trabalho de alguns alunos, entre os quais: o livro de Pacheco sobre a “Globalização e Educação”; o livro de Josso acerca das “Experiencias de vida”; o livro “Educação e Sociedade” e ainda “Análise de conteúdo” do autor Laurence Bardin, bastante útil para o entendimento desta técnica de sistematização de dados.

Esta aula foi dedicada à apresentação de dois temas: Inquéritos e a Observação. O grupo que trabalhou o tema dos inquéritos iniciou então a apresentação. Começaram por referir que existem dois tipos de perguntas que se podem efetuar num inquérito, perguntas abertas e perguntas fechadas. O autor Foody, W. (1996) refere que os defensores das perguntas abertas afirmam que estas permitem aos inquiridos expressarem o que lhes vem à cabeça sem sofrer influências de sugestões avançadas pelo investigador, já as perguntas fechadas os encerram num conjunto limitado e arbitrário de alternativas. Por outro lado, os defensores das perguntas fechadas asseguram que as questões abertas produzem material informativo extremamente diversificado, de baixa fiabilidade e de difícil codificação. Sendo até apresentados Exemplos que se encontravam no texto, de perguntas abertas e fechadas, com as possíveis respostas dadas pelos inquiridos, influenciando-nos ou não a um determinado conjunto de alternativas.

A sessão terminou, com a apresentação do tema “Observação” por parte de outro grupo, que recorreu a uma ferramenta online, por nós já conhecida, denominada por Prezi. O grupo abordou todos os aspetos relacionados com a observação, esmiuçando vários conteúdos abordados por Estrela e Quivy, nos textos disponibilizados.

 

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)