Aula de 6 de Dezembro - Apresentação de trabalhos
Esta aula foi de extrema importância, pois serviu para esclarecer muitas dúvidas que ainda permaneciam nos vários grupos, no que diz respeito ao Relatório e também ao Portefólio individual. Todos nós colocámos questões bastante pertinentes para a realização dos vários trabalhos. Para responder a algumas das nossas questões, a docente utilizou exemplos de trabalhos de colegas da turma, que já estão um pouco mais avançados e desta forma sintetizou as ideias principais que devemos colocar no Relatório e no Portefólio. A maioria das questões estão relacionadas com a análise Swot, uma vez que esta é a única ferramenta com a qual nunca tínhamos trabalhado. Assim, para a realização de uma análise Swot eficaz, devemos ter em conta: entrevistas realizadas, observações efectuadas e análise documental. Após realizarmos a análise Swot, é necessário uma breve reflexão sobre a mesma, referindo os aspectos que consideramos importantes e que justificam a escolha do nosso projecto.
De seguida, a outra parte da sessão, foi realizada por um dos grupos que apresentou o tema “Aplicação /Execução, Avaliação”, do texto de Gloria Serrano (2008). Neste sentido foram mencionadas questões que deverão ser tidas em conta no campo de avaliação, sendo elas:
- O que avaliar?
- Para que avaliar?
- Por que razão avaliar?
- Quais são as funções da avaliação?
- Quem avalia?
- Como avaliamos?
- Quando avaliamos?
As várias funções da avaliação foram também mencionadas pelas colegas ao longo da apresentação, nomeadamente: Função Diagnóstica; Função Orientadora; Função de Controlo; Função Preditiva. Estas foram, na minha opinião as principais ideias retiradas da apresentação do grupo à turma.
Para finalizar, a docente fez uma pequena síntese acerca das apresentações realizadas. Um aspecto interessante, mencionado pela professora, foi o de que a avaliação deverá ocorrer na fase de planificação, com vista à melhoria. Neste seguimento, se avaliarmos cada uma das etapas ao longo do projecto, poderemos perceber que aspectos poderiam ter sido realizados de uma maneira diferente. “Avaliar para melhorar”, foi a expressão usada pela professora. Tendo sido uma aula tão proveitosa, no que diz respeito à estrutura do Relatório, achei pertinente colocar uma das folha dos meus apontamentos onde defini, segundo as indicações dadas em aula, a estrutura do Relatório.
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)