Aula de 21 de Fevereiro – Apresentação da plataforma PORDATA por parte de uma responsável
Iniciado o 2º semestre, a aula de Seminário decorreu de uma forma diferente. A Drª Isabel, convidada para nos dar a conhecer de forma mais profunda a plataforma PORDATA, pertencente à Fundação Manuel dos Santos, visitou o Instituto e explorou em conjunto com a turma o programa.
Primeiramente, começou por explicar do que trata a plataforma PORDATA, descrevendo-a como um programa que não cria dados, apenas reúne informação obtida a partir de 60 fontes oficiais, de sites de informação estatística. Tratando-se assim de um serviço público que qualquer um poderá fazer ou contribuir. Deste modo, este programa tem como objectivos principais: apresentar a informação de forma uniforme, facilitando muitas vezes a pesquisa e o trabalho do utilizador; ir ao encontro do que faz falta no dia-a-dia das pessoas; e corresponder às necessidades que cada um tem no seu trabalho procedendo constantemente à actualização e renovação dos dados.
De seguida foram apresentados e descritos os temas presentes no site e explicadas várias opções e ferramentas que permitem tratar a informação. Este site está organizado em séries anuais, sendo que sempre que alguma das fontes oficiais dá uma nova informação este é também actualizado.
Existem 3 bases de dados autónomas, correspondentes aos Municípios, a Portugal e aos países da Europa. No que diz respeito aos dados relativos a Portugal, encontram-se disponíveis 5 décadas, desde 1960 até aos dias de hoje. Em relação aos países da Europa, apenas existem dados até 2009, uma vez que a informação é obtida através do Eurostat e o seu processamento é mais lento.
No site podem encontrar-se algumas notícias e quadros de destaque dos temas mais visitados. Relativamente aos dados de Portugal, existe na página principal um quadro onde se encontram o número de nascimentos, óbitos, saldo migratório, despesa pública com a saúde, com a educação e a população portuguesa. Estes números não são dados oficiais, são apenas simulações realizadas pelo programa.
Por fim, a responsável realizou um exercício com a turma de forma a percebermos melhor a dinâmica do site. O objectivo era precisamente proceder a uma pesquisa, deste modo, escolhemos o tema da Educação, mais especificamente o das Bolsas e Acção Social – Despesas com bolsas de acção do Ensino Superior. Analisámos assim os dados obtidos pelo programa, sob a forma de gráficos estáticos ou dinâmicos, de barras ou de linhas.
Este tipo de acções, são na minha opinião uma mais-valia para nós alunos. Desta forma, podemos conhecer novos instrumentos de trabalhos, novos recursos e novas fontes de informação, que vêm facilitar algumas das nossas tarefas e pesquisas. No meu caso, já conhecia esta plataforma e já tinha até trabalhado com a mesma, usando-a como principal fonte de informação, uma vez que se encontra bastante completa, na disciplina de Economia da Educação que frequentei o semestre passado. Também a partir daí, se compreende e reforça a ideia de transversalidade da Licenciatura em Ciências da Educação, em que um tema tratado ou falado numa disciplina acaba também por ser útil noutras.
Plataforma disponível em: http://www.pordata.pt/
Reportagem realizada a partir da plataforma: https://www.youtube.com/watch?v=NKxD9WVoZPg
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)