Aula 23 de Maio – Tutoria

A aula de hoje foi sob a forma de tutoria, cada grupo tinha uma hora para reunir com a professora com o objectivo de esclarecer dúvidas, colocar questões e acima de tudo tentar avançar no projecto. No nosso caso, encontramo-nos estagnadas à espera de um maior número de respostas dos professores da Escola Marquês de Pombal. Informámos a professora sobre a situação, de modo a que esta nos pudesse aconselhar acerca da sua resolução. A sugestão da professora foi a de que se continuássemos sem respostas nos deveríamos dirigir à Escola e sob a forma de papel inquirir os professores. No caso de não conseguirmos o número de respostas necessárias até à próxima semana será talvez uma das opções a tomar.

Levámos o questionário imprimido e várias foram as dúvidas esclarecidas durante a sessão. Iniciámos a tutoria fazendo questões acerca da apresentação dos resultados, no nosso caso, no próximo dia 6 de Junho, em aula. Sobre quais os conteúdos que deveriam constar na apresentação e de que forma. De seguida, falámos acerca do relatório. A apresentação dos resultados no Relatório deverá ser feita sob forma descritiva, com o auxílio dos gráficos mais importantes no corpo do trabalho, e um processo de análise na discussão dos resultados, relacionando-os com o Enquadramento Teórico e com tudo o que foi feito ao longo do projecto. Os gráficos das necessidades de formação docente serão justificativos do Plano de Formação formulado por nós e posteriormente apresentado ao Centro.

A avaliação global do projecto é para mim aquela que suscita mais dúvidas, sendo esta uma temática bastante complexa e embora muito importante na área das Ciências da Educação,continua a ser pouco explorada ao longo da licenciatura. Deverá ser feita uma auto-avaliação do nosso trabalho e de seguida uma avaliação por parte da Instituição (do Director ou da tutora responsável) sob a forma de questionário ou entrevista. Por fim, deveremos abordar as perspectivas futuras e a inovação pedagógica. Ou seja, o que será que o nosso projecto contribuiu para o Centro de Formação? Que inovações trouxeram a esta temática? Se tivéssemos de continuar, como continuaríamos e de que forma?

Esta foi uma sessão bastante proveitosa no que diz respeito ao esclarecimento de dúvidas e mesmo a conteúdos respeitantes à licenciatura. A professora explicou alguns aspectos básicos, que até agora muitos desconhecíamos, acerca do questionário. Aspectos esses que nos poderão vir a servir para acções futuras, como a própria docente referiu, sabendo aplicar de forma correcta um questionário ou qualquer outra metodologia, como um bom profissional de CE. 

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)