10ª Intervenção

28 de Fevereiro – Realização do guião de entrevista aos professores

Tendo sido dado o aval pelo nosso Director, acerca da realização das entrevistas e dos questionários, começámos a construir o guião de entrevista. As entrevistas serão realizadas antes dos questionários, uma vez que primeiramente iremos procurar obter dados de carácter qualitativo e só depois dados de carácter quantitativo, ou seja, só depois de termos os principais resultados das entrevistas é que iremos usar essa informação para construir os questionários, com informação pertinente inserida na realidade da escola.

A construção do guião e a definição dos principais temas a abordar não foi fácil.. embora soubéssemos que a principal temática seria conhecer as necessidades de formação dos professores daquela Escola, a entrevista não poderia passar apenas por aí, existiriam outras questões também importantes para abordar e que levariam o professor a “abrir-se” à entrevista, sendo mais honesto e reflexivo, levando-nos a obter melhores resultados. Só depois de falarmos com a professora e tirarmos as nossas dúvidas é que conseguimos definir um caminho a seguir.. Foi então determinado que realizaríamos à volta de seis entrevistas, a professores de áreas disciplinares diferentes, de forma a conseguirmos uma amostra considerável e representativa daquilo que são os docentes da Escola.

O guião foi alvo de bastantes alterações por parte da professora. Depois de compreendermos quais as alterações a realizar, dediquei-me somente a este trabalho com o objectivo de abordarmos todas as temáticas que precisaríamos para perceber quais as maiores necessidades de formação destes docentes, estando subjacentes os seus gostos e/ou interesses e as áreas com maior carência de formação. 

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)