17 ª Intervenção

3 de Maio – Construção do questionário

Depois de transcritas as entrevistas e feitas as análises de conteúdo, procurámos perceber quais as principais necessidades de formação apontadas pelos docentes. De modo a realizar o questionário no sentido de desconstruir essas mesmas necessidades e compreender especificamente quais as lacunas de formação docentes.

Foi então que procedemos à realização do mesmo, com algumas dificuldades, dada a complexidade dos temas que precisávamos aplicar. Deste modo, as principais necessidades verificadas, através das entrevistas foram: na área disciplinar especifica que leccionam, nas Didácticas da disciplina, na área das TIC, na área das Relações Interpessoais e na área da Intervenção Social/Comunitária. Para além das necessidades de formação docente, foi necessário incluir mais alguns aspectos no presente questionário, como por exemplo: compreender se o Centro realiza ou não a auscultação das necessidades docentes, de que forma esta auscultação é feita, que outras metodologias sugeriam, se o plano de formação disponibilizado pelo Centro corresponde a essas necessidades, que tipos de acção de formação consideram mais importantes e áreas/temas de interesse de formação.

Após uma conversa com a professora, tirámos algumas dúvidas e foram sugeridas alterações. É necessário desconstruir as principais áreas de necessidades de formação mencionadas pelos professores durante as entrevistas, como por exemplo: necessidades de formação na área das TIC – Ferramentas Office, Recursos Didácticos, Plataformas de Ensino à Distância ou Quadros Interactivos. Deste modo, cada docente escolherá no máximo duas opções onde situem as suas principais lacunas.

De seguida, enviaremos de novo à professora para que esta possa dar o seu avale acerca do questionário e possamos encaminhá-lo para a nossa tutora de forma a proceder à sua aplicação.

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)