3ª Intervenção

27 de Novembro - "Entrevistar e recolher material"

A tutora que nos foi sugerida pelo Drº Jaimes Carlos, Director do Centro, chama-se Margarida e é a Técnica Oficial de Contas do Centro Calvet de Magalhães. Ex-funcionária da Escola Marquês de Pombal, está presente no Centro desde a sua existência, daí não poderia existir melhor profissional para nos acompanhar. Apesar de ser Técnica Oficial de Contas, faz um pouco de tudo, desde o planeamento das formações, os contactos com os formadores e com os formandos e a emissão dos diplomas de formação, enfim, realiza mesmo um pouco de tudo, de todas as tarefas que se mostrem necessárias no Centro. Achámos assim importante marcar uma entrevista com esta profissional, ficando assim para dia 22 de Novembro, porém no dia marcado a Drª Margarida não pôde comparecer. Restava-nos esperar que estivesse disponível para nos receber logo na Segunda-feira dia 26 ou num dia muito próximo uma vez que precisávamos de informação o quanto antes para poder começar a desenvolver o nosso trabalho. Com alguma sorte, a entrevista ficou então para dia 26 de Novembro, no qual nos deslocámos ao Centro e realizámos a entrevista através do nosso guião já corrigido pela professora durante a tutoria. A entrevista foi gravada, com a garantia de anonimato e teve em média 30’. Correu tudo bem, as perguntas que redigimos no guião nos ajudaram a ir ao encontro das informações que precisávamos, servindo até para esclarecer algumas dúvidas que tínhamos.

Este foi sem dúvida um dia muito proveitoso em termos de trabalho de campo e de recolha de informação. Após a entrevista, procedemos a uma análise documental de todos os dossiers disponibilizados pela Margarida. Ficámos assim sózinhas, numa sala nós e uma pilha de dossiers, com toda a informação relativa ao Centro. Muitos foram os papéis que nos passaram pelas mãos, desdes actas de reuniões tanto da criação do Centro como de reuniões posteriores, Regulamento Interno, Fichas de inscrição, Listas de Formadores, Listas de Escolas constituintes do Centro, Registos de Creditação, Homologação do Centro, entre outras coisas, desde meados de 1990 até ao presente. Foi-nos explicado que a maioria dos documentos diziam respeito aos anos passados, uma vez que os documentos mais actuais se encontram em formato digital, embora tenhamos encontrado alguns actuais, como o Regulamento Interno por exemplo, em formato papel. Após termos feito uma selecção dos documentos mais importantes e termos tirado algumas notas, fomos tirar fotocópias de alguns desses papéis que considerámos úteis para o nosso trabalho.

Quando finalizámos esta tarefa ficámos um pouco à conversa com o Drº Jaime, verificámos a disponibilidade de observação da segunda acção de formação e disponibilizaram-nos os contactos das formadoras para que, apesar de previamente avisadas pelo Centro, lhes enviássemos um email onde explicaríamos o que pretendíamos fazer durante as observações. O facto de podermos interferir durante as formações é uma preocupação muitas vezes revelada pelos organizadores da mesma ou até mesmo pelos próprios formadores, daí ser importante explicitar bem o nosso papel, não querendo de todo incomodar nem perturbar o trabalho do observado, uma vez que se trata de uma observação não-participante isso não faria de todo sentido. Para a despedida, o Director Jaime fez-nos um pedido, que realizássemos um dossier identificativo para que este pudesse mostrá-lo no Conselho Pedagógico da Escola e assim pudesse justificar a nossa presença. Ficámos então com a responsabilidade de responder a este pedido e assim faremos..

Guião de Entrevista modificado.docx (27,9 kB)

Homologao CFCM08.pdf (251,6 kB)

REG INTERNO CFCM11.pdf (95,4 kB)

Registo de Creditação.pdf (192,3 kB)

 

 

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)