5ª Intervenção

1 de Dezembro - "Como Observar?"

Apesar de inicialmente, o Director nos ter posto completamente à vontade relativamente à observação de algumas formações, começaram a ser-nos postos alguns entraves no que diz respeito à nossa presença nessas acções. O primeiro problema que surgiu foram as datas. No momento em que informámos o Centro de quais os temas que gostaríamos de assistir, estes responderam-nos que já se encontrava demasiado próximo da data de realização da formação para poder avisar devidamente as formadoras. Porém, estas eram as únicas formações realizadas nos meses de Novembro e Dezembro e claro que, tendo em conta a importância das observações enquanto elemento crucial na fase inicial do nosso trabalho, a fase do diagnóstico, tornou-se necessário da nossa parte um esforço para que conseguíssemos realizá-las. A conversa com a organizadora da primeira formação decorreu assim ao telefone e inicialmente a formadora Maria João Ataíde demonstrou uma grande resistência relativamente à nossa presença. Talvez achasse que iriamos incomodar ou ter que participar durante a formação, apenas aceitou quando lhe conseguimos explicar que não se tratava mais do que observar sem perturbar o trabalho do formador nem mesmo dos formandos participantes. Uma vez aceites pela organizadora da formação não foram postos problemas pela parte do Centro. Procedemos assim à realização de uma grelha de observação na qual definimos os objectivos da mesma, sendo estes: conhecer a realidade e o contexto do objecto de estudo; compreender as metodologias utilizadas pelo formador para apresentar a informação e para envolver os formandos; registar as actividades propostas e observar as interações entre o formador e os formandos.

A primeira observação decorreu então no dia 29 de Novembro, na Escola do Casalinho da Ajuda e teve como tema a “Educação artística – para um currículo de excelência”. Depois de alguns contratempos na chegada ao local e de uns minutos à procura da Escola onde se realizou a formação lá encontrámos o sítio e ainda esperámos, uma vez que chegámos um pouco mais cedo. Apesar de ambas as formações que observámos terem sido bastante interessantes, esta foi para mim a melhor acção de formação que assisti. O tema só por si já era um tema pelo qual nutro algum interesse, mas a formadora que a realizou, a actriz Amélia Videira, foi sem dúvida uma mais-valia para esta formação. A forma como transmite os conhecimentos e os domina atrai sem dúvida qualquer um dos formandos para uma envolvência muito maior ao longo da formação. O tema da Educação artística foi explicado na parte inicial, com base em alguma bibliografia, porém foi exposto de uma forma bastante simples e clara sem grandes aprofundamentos. De seguida, é que se passou a uma parte mais prática, tendo finalizado com exercícios de relaxamento bastante interessantes. A atenção e o fascínio de todos os participantes durante a formação era bastante visível e a envolvência de todos também. No fim, a actriz Amélia Videira teve que sair um pouco mais cedo pois iria estriar uma peça no Casino de Lisboa. 

Grelha de observação 1.doc (314 kB)
Observações Centro de Formação Calvet de Magalhães.doc (23 kB)

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