6ª Intervenção

8 de Dezembro - "Observar para avaliar? Não!"

A segunda observação ocorreu na semana seguinte, no dia 6 de Dezembro, no Centro de Exposições de Odivelas, tendo como tema a “Educação artística – um percurso para a formação básica em contexto escolar”. Este curso de formação abordava o tema da Educação Artística, contudo esta acção de formação em específico, consistiu na Educação Musical usada em Educação Básica. A participação nesta formação foi de imediato aceite pela formadora que a realizou, uma vez que nos confessou, em conversa informal, ser aluna de Doutoramento no nosso Instituto e já ter realizado também muitos trabalhos nesta área, semelhantes ao nosso. Mencionou que muitas vezes os profissionais têm algum receio em ser avaliados e daí se mostrarem tão reticentes a que os observemos. Ao observarmos poderemos, na opinião dos formadores ou de outros profissionais da área, realizar ilacções ou juízos de valor que não abonem a seu favor. Esta conversa informal com a formadora, relembrou-me muitos dos textos que tantas vezes lemos acerca da atitude que o observador não-participante deverá ter, de forma a interferir e influenciar o contexto que pretende estudar o menos possível. A presença de um investigador influencia sem dúvida os comportamentos de que está a ser observado, podendo muitas vezes impedir-nos de ver a realidade tal e qual como ela é.

Esta foi uma observação bastante dinâmica sem a habitual teoria exposta inicialmente para que depois se possa chegar à prática. Durante toda a formação foram realizados e ensinados exercícios relacionados com a música e com os trabalhos que educadores de infância ou mesmo professores de música poderão realizar com as suas crianças.

Grelha de observação 2.doc (334,5 kB)

"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)