Reflexão final - 1º Semestre
Ao frequentar a disciplina de Seminário de Integração Profissional IV, ao longo deste semestre, foram várias as aprendizagens que adquiri com o decorrer do trabalho e das aulas.
Quando iniciou o semestre estava bastante motivada para o início desta disciplina, uma vez que, em todos os Seminários anteriores tinha obtido um trabalho bastante positivo e vivenciado experiências bastante interessantes, como por exemplo na Escola Verdes Anos ou no Projecto Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian. O facto de, tal como o nome da disciplina indica, nos integrarmos num local, onde após concluirmos o nosso Curso poderemos vir a trabalhar, é um aspecto bastante interessante e motivante, uma vez que nos possibilita contactar com a realidade em que nos inserimos. A área da formação sempre me interessou bastante, e por isso tinha como ideia inicial, encontrar uma instituição ligada à mesma. Deste modo, ficaria então a saber se, após vivenciar essa realidade, continuava ou não a gostar e a querer enveredar por ela. Porém, como mencionei no Diário de campo, com o decorrer do tempo, comecei a sentir-me desmotivada e perdida, uma vez que a tarefa da escolha da instituição não foi para nós nada fácil. Contactámos inúmeras instituições, de algumas delas nunca chegámos sequer a obter uma resposta, muitas foram as portas que se fecharam, contudo não desistimos e acabámos por encontrar uma instituição que nos acolheu de braços abertos e assim iniciar o nosso trabalho.
Considero esta disciplina, neste último ano da licenciatura, uma etapa fulcral e de extrema importância no nosso percurso enquanto estudantes da licenciatura em Ciências da Educação. Apesar de já estar familiarizada com alguns assuntos que abordámos e desenvolvemos, aperfeiçoei, relembrei e aprendi novas práticas ao longo deste semestre. O projecto de intervenção, por nós realizado, leva-nos a utilizar conhecimentos, que tenho a certeza que serão muito úteis num futuro profissional e que se consideram fundamentais na nossa área. Esta é uma disciplina que, devido a ser muito mais prática, exige e pede muito de nós em tudo aquilo que fazemos, o que apesar de difícil, é bastante positivo e útil para uma profissão futura.
A presença no Centro de Formação Calvet de Magalhães tem sido sem dúvida muito positiva e importante para o nosso desenvolvimento. Aquilo que perspectivamos acerca de algo que não conhecemos, é sempre bastante diferente do que acontece na realidade. A experiência no Centro, tem sido assim, diferente de todas aquelas que já tinha vivenciado. É um local de aprendizagem constante, onde o contacto com profissionais da área se torna útil e muito proveitoso para nós. Os profissionais do Centro são, na sua maioria, detentores de muita experiência e de muitos anos de trabalho, deste modo torna-se interessante conversar ou escutar os elementos que lá trabalham, incluindo os formadores ou os próprios organizadores das formações que muito têm para nos ensinar.
As observações realizadas, em fase de diagnóstico, vêm reforçar o que tenho vindo a referir até ao momento. Apesar de já ter assistido e observado a outros momentos de aprendizagem, não tinha assistido a uma acção de formação de adultos. Esta foi uma surpresa, uma vez que as acções de formação que observámos se revelaram muito interessantes, dinâmicas e motivantes. Esta dinâmica e esta motivação têm que ver com os temas das formações, uma vez que escolhemos temáticas que nos interessam, de corpo mais prático, no que diz respeito à Educação Artística e à Educação Musical, tendo sido realizados jogos, canções, entre outras actividades.
Embora ainda não conheçamos o Centro em profundidade, parece-nos pelo que conseguimos perceber que, apesar da conjuntura actual do país e de todos os cortes existentes no financiamento da formação contínua, o Centro contínua a conseguir fazer face à crise mantendo-se aberto e a realizar formação.
No que diz respeito ao nosso projecto, estamos bastante satisfeitas com a temática que iremos abordar, uma vez que representa uma real necessidade do Centro, trazendo-lhe no futuro algumas mais-valias. Inicialmente, quando nos foram apresentados os possíveis projectos de realização num Centro de formação, gostaríamos que este trouxesse algo de novo e de positivo ao Centro, não sendo apenas um projecto para que pudéssemos concluir a cadeira. Neste sentido, apesar de ainda não ter sido realizado, penso que conseguiremos trazer alguns benefícios à instituição, auscultando as necessidades dos docentes, adequando a formação e desta forma quem sabe, aumentar até o número de formandos.
Quanto às aulas, mostraram-se sempre bastante úteis no que diz respeito às dúvidas acerca do trabalho ou do portefólio. Foram, na minha opinião, bem estruturadas e organizadas, existindo um encadeamento relativamente aos conteúdos abordados. Todos eles, se mostraram bastante importantes e necessários para o desenvolvimento do trabalho de grupo, do portefólio, assim como para o enriquecimento pessoal de cada um, levando-nos a desenvolver e sistematizar conhecimentos úteis. Um aspecto importante a mencionar, é o facto de ter sentido algumas dificuldades em conciliar aquilo que a docente pretendia que fossemos entregando ao longo do semestre, nomeadamente o desenvolvimento do Relatório e do Portefólio, uma vez que, este último ano necessita de um grande empenho da nossa parte, não só nesta unidade curricular como também nas restantes. Neste sentido, com toda a carga de trabalho existente, assim como a complexidade de algumas das tarefas pedidas nesta disciplina, aos quais não estávamos habituados, o meu empenho não foi o desejado.
Os principais constrangimentos, para além da falta de tempo e da dificuldade em conciliar as tarefas pedidas na disciplina de Seminário de Integração Profissional IV e nas restantes, foram a escolha inicial da instituição que acabou por nos desmotivar bastante; a realização da Análise SWOT, uma vez que constituiu um dos pontos mais importantes no Relatório deste semestre; e por fim o portefólio, pela falta de tempo, não o actualizei de forma constante ao longo do semestre como gostaria.
Esta disciplina foi, como já referi, importante tanto a nível da aquisição de novos conhecimentos, como também da exigência por ela imposta, fazendo-nos muitas vezes superar dificuldades que não esperávamos ser capazes. Dada a envolvência com o exterior e a constante prática, ao longo deste semestre, faz-nos sentir na recta final, começando a despertar para o mundo profissional das Ciências da Educação.
O trabalho da Docente Ana Carvalho, no apoio e acompanhamento constante dado a cada um dos grupos foi realizado com bastante sucesso, agradecendo desde já toda a ajuda e disponibilidade prestada pela professora. Despeço-me assim deste 1.º Semestre, em Seminário de Integração Profissional IV, com a garantia de que neste próximo semestre, irei empenhar-me e esforçar-me mais, fazendo uma correcta gestão do tempo, obtendo assim melhores resultados.
Reflexão final - 2º Semestre
Após muito trabalho, esforço e dedicação está mesmo a terminar a etapa mais importante do nosso projecto. Sendo o 1º semestre um período de planificação, este seria o momento em que aplicaríamos efectivamente aquilo que estabelecemos ao longo do tempo. Assim foi, encontramo-nos neste momento apesar de ainda não estar concluído, na fase de análise de resultados para a consequente formulação do plano de formação e deste modo concluir o nosso trabalho.
A presença no Centro de Formação Calvet de Magalhães foi bastante positiva e importante para o nosso desenvolvimento, apesar de como já referi, aquilo que perspectivamos acerca de algo que não conhecemos, é sempre diferente do que acontece na realidade. A experiência no Centro, foi então, muito diferente de todas as experiências até agora vivenciadas. É um local de aprendizagem constante, onde contactamos com profissionais da área, assim como alguns docentes, o que acabou por se tornar útil e muito proveitoso tanto para nós como para o nosso projecto. Os profissionais do Centro receberam-nos sempre de “braços abertos” com muito boa vontade e motivação, disponibilizando-se a ajudar sempre que necessário. Porém, esta seria uma área que não voltaria a escolher, não pela experiência ter sido negativa, até pelo contrário, mas por não ser de todo aquilo que esperava e que idealizávamos como sendo o mundo da formação de professores. Este é um aspecto sem dúvida importante, uma vez que só contactando com as realidades é que percebemos se gostaríamos ou não de nos inserirmos nelas e, esta experiência permitiu que retirasse do pensamento a área da formação de professores. Penso que no geral, todos os grupos que trabalharam em locais deste tipo têm um pouco o mesmo sentimento, uma vez que tínhamos uma noção um pouco idealizada acerca desta área talvez passada em grande parte pelo professor da disciplina de Formação de Professores do 2º ano, que acabou por passar a todos nós a paixão pelo seu trabalho.
No que diz respeito ao nosso projecto, de forma geral estamos satisfeitas com o resultado, uma vez que representa uma real necessidade do Centro, trazendo-lhe no futuro algumas mais-valias acreditamos nós. Contudo, teria sido mais útil se tivéssemos obtido um maior número de respostas para uma análise muito mais conclusiva que nos levaria à realização de um plano de formação realmente adaptado à grande maioria dos professores daquela escola. Ainda sim, com poucas respostas esperamos conseguir adaptar o Plano às grandes necessidades de formação transmitidas pelos docentes.
Quanto às aulas, mostraram-se mais uma vez bastante úteis no que diz respeito às dúvidas acerca do trabalho e do portefólio. Foram, na minha opinião, bem estruturadas e organizadas, existindo um encadeamento relativamente aos conteúdos abordados. Todos eles, se mostraram bastante importantes e necessários para o desenvolvimento do trabalho de grupo, do portefólio, como também para o enriquecimento pessoal de cada um, levando-nos a desenvolver e sistematizar conhecimentos úteis. Um aspecto importante a mencionar, é o facto de este semestre terem sido abordados temas ao longo das aulas que se relacionam com as nossas dúvidas e incertezas actuais. Todas as aulas referentes ao prosseguimento de estudos de 2º ciclo, do conhecimento do mercado de trabalho na área das Ciências da Educação, entre outras, revelaram-se muito úteis para a turma em geral.
Os principais constrangimentos foram sem dúvida a falta de tempo, uma vez que se pede um ritmo de trabalho bastante elevado e se torna dificil conciliar todas as tarefas pedidas na disciplina de Seminário de Integração Profissional V e nas restantes. Esta unidade curricular revela-se, principalmente neste último semestre, bastante importante a nível da aquisição de novos conhecimentos e da exigência por ela imposta, fazendo-nos muitas vezes superar dificuldades que não esperávamos conseguir. Dada a envolvência com o exterior e a constante prática, ao longo do tempo, faz-nos sentir na recta final, começando a despertar para o mundo profissional das Ciências da Educação. O trabalho da Docente Ana Carvalho, no acompanhamento e apoio dado a cada um dos grupos de forma permanente foi realizado com bastante sucesso. Encontrou-se sempre disposta a ajudar e a corrigir erros repetidas vezes sempre focada no melhor que poderia ser feito. Despeço-me deste 2.º Semestre e mais importante ainda desta Licenciatura, já com alguma saudade e certeza de que o esforço e empenho será sempre necessário em tudo o que possamos vir a realizar. Esta é uma disciplina que desde o início do Curso nos tem dado instrumento e ferramentas que poderão vir a ser utilizados futuramente no nosso desenvolvimento profissional.
"Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido." (Jules Renard)